segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

INSPEÇÃO DO TRABALHO TEM NOVA DIREÇÃO!

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) é dirigida a partir de hoje por um novo Inspetor Geral, Pedro Bráz e por dois Subinspetores Gerais, Manuel Roxo e António dos Santos, todos da carreira inspetiva desta Autoridade.

Pedro Braz, é licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Évora, Mestre em Ciências e Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Técnica de Lisboa e exerceu recentemente as funções de Inspetor Geral da Agricultura e Pescas; Manuel Roxo é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, mestre em direito das empresas na especialização de direito do trabalho pelo ISCTE e exerceu as funções de Subinspetor Geral na anterior Direção da ACT; António dos Santos é mestre em gestão pelo Instituto de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa e pós-graduado em Segurança e Higiene do Trabalho pelo Instituto Superior Técnico.

Passada uma década em que a instituição da inspeção do trabalho foi dirigida por um inspetor do trabalho oriundo do exterior aos quadros inspetivos, a direção desta instituição volta para as mãos de inspetores do trabalho de carreira. Diga-se em abono da verdade que a experiencia passada de ir procurar dirigentes á magistratura, fora da carreira inspetiva, não foi feliz!

Nunca a inspeção do trabalho esteve tão sem rumo como nos últimos tempos! A desmobilização é notória entre os funcionários e não será fácil mobilizar e motivar a instituição! Uma instituição com uma missão tão nobre e decisiva de serviço público e de promoção do trabalho digno! A situação é difícil mas não é intransponível! Os trabalhadores portugueses, hoje, mais do que nunca, precisam de uma inspeção do trabalho digna e atuante!



Sem comentários: