domingo, 18 de julho de 2010

FIGURAS DA 1ª REPÚBLICA: Emílio Costa


Emílio Martins Costa nasceu em Portalegre, em 21 de Fevereiro de 1877, professor e jornalista foi um dos grandes propagandistas do republicanismo e, mais tarde, do pensamento libertário.

Desenvolveu actividade notável na Associação dos Professores de Portugal e era um excelente orador em múltiplas conferencias organizadas pelos republicanos e anarquistas.Com estes últimos acabou por ter alguns conflitos ao tomar uma posição favorável à intervenção na guerra de 1914, alinhando com uma corrente libertária minoritária que defendia a necessidade de derrotar a Alemanha.

Apesar da ditadura, Emílio Costa continou sempre a sua actividade militante e em 1930 publica «Karl Marx» seguido de «Jean Jaurés» e ainda o «Sindicalismo independente».Mais tarde participa no Movimento de Unidade Democrática e escreveu durante algum tempo no jornal República e morre em Julho de 1952!

«Possuindo Emílio Costa uma formação moral irrepreensível e uma vocação pedagógica sobejamente comprovada ao longo dae toda a sua vida, vê-lo-emos a partir de então exercer o seu magistério não apenas nas salas dos edifícios escolares, mas também e muito decisivamente nas salas de conferencias das associações de resistencia e dos sindicatos nos congressos e conferencias operárias e sobretudo nos inúmeros jornais operários em que colaborou com assiduidade.
E tão intensa, prolongada e profunda foi esta acção que na verdade não se pode hoje falar ou escrever sobre a história do Movimento Operário e sindical Português durante o primeiro quartel do do século XX sem que o seu nome imediatamente nos surja como um dos intervenientes mais notáveis na formulação das bases teóricas que iriam enformar a organização operária nacional». (António Ventura e Alberto Pedroso in «Emílio Costa e o sindicalismo-da formação libertária à Casa Sindical»).

Sem comentários: