segunda-feira, 31 de maio de 2010

UMA SEMANA NA CATALUNHA FRANCESA! A MEMÓRIA OPERÁRIA!

Na semana passada estive com um grupo de portugueses amigos e companheiros num intercambio cultural/atelier de escrita na Catalunha Francesa (S. Laurent de Cerdans).A iniciativa visava o intercambio cultural tendo como tema central a cooperação e o cooperativismo.O prato forte para além da escrita criativa foi a cooperação.

O local é um pequeno paraíso rural com uma pequena indústria:o fabrico de alpargatas e vigatanas(alpargatas típicas da região) e tecidos regionais.Nos inícios do século XX esta pequena localidade catalã chegou a ter 4.000 habitantes e mais de 1600 operários nas suas fábricas.Hoje não existem mais de 20 operários nas suas unidades de produção de alpargatas (muito lindas) e de tecidos.

No século XX os trabalhadores sindicalizados organizaram as fábricas em cooperativa para além de também se organizarem cooperativamente para o consumo.

Hoje, S. Laurent não tem mais de 1.000 habitantes, turistas e gente reformada.Nota-se que outrora existia um mundo cheio de vida á volta das fábricas que já quase não existem.

Procuram-se novos caminhos de futuro tendo em conta a sua riqueza paisagística (montanhas belas cobertas de carvalhos bravios, agricultura e turismo.

S. Laurent tem uma história operária muito rica, sem esquecer os tempos do contrabando(está cerca da fronteira espanhola) da hospitalidade aos mais de 70.000 republicanos fugidos em 1939 do Franco, já no fim da Guerra Civil ( A Retirada).

Da nossa estadia em S.Laurent ficaram amizades estimulantes e memórias que vão perdurar.

Um bem haja ao Alain e Dominique e Christian da Associação Culture et Liberté, os principais obreiros da organização desta semana inesquecível!


Sem comentários: