sábado, 15 de maio de 2010

AS LUTAS SOCIAIS E O CONFORMISMO!


A semana que passou foi um tempo verdadeiramente único para a reflexão política e social!Uma semana em que tivemos a visita papal e o vendaval de medidas de austeridade apresentadas pelo Governo.
A visita de Bento XVI foi acompanhada pelas TV,s passo a passo de uma maneira que me lembrou diversas vezes o regime fascista da minha juventude agora numa versão moderna !Uma cobertura acrítica, sabuja ,com comentadores e jornalistas mais papistas que o Papa, sem uma voz discordante e sobrevalorizando o espectáculo!Não ouvi uma intervenção,uma única, a fazer uma análise sociológica de Fátima, a discordar e a manifestar uma posição que não a da, porventura, maioria!Uma perfeita submissão ao pensamento do status quo eclesiástico quando sabemos que há muito boa gente da Igreja que não acredita que em Fátima se passou algo de não humano!
Para ser franco este comportamento não é próprio de uma sociedade democrática!E menos própria ainda a "lamachice" da RTP 1,canal público de televisão.

As últimas medidas de austeridade estiveram na mesma linha.Uma caterva de jornalistas e comentadores a dizerem que estas medidas são inevitáveis.Servem para salvar o País e até a União Europeia, o euro etc,etc.Mas não era suposto que a União Europeia e o euro se criaram para nos salvar?
Não disseram aos portugueses que o nosso futuro fora da UE e da moeda única seria negro?Teremos que concluir que o nosso presente e futuro será sempre negro?
Dizem-nos inclusive que porventura as coisas ainda podem piorar e que não valerá a pena resistir, contestar,lutar.
Aí está então em toda a sua exuberância a ideologia da inevitabilidade económica própria do neo-liberalismo que afinal está mais vivo do que nunca.Esta ideologia diz-nos que as leis económicas são a última verdade das coisas.Não tem sentido resistir às fórmulas mágicas dos números dos economistas que, aliás, quase todos falam pela mesma bitola liberal e são porta-vozes dos tais "mercados"leia-se (dinheiro).

Pois o que é necessário é desmontar esta mentira que está construída para nos anestesiar o espírito e resistir.Muitos de nós tiveram essa experiência histórica das diversas revoluções do século passado inclusive do 25 de Abril.Parece que tudo mandam e tudo dominam....e de repente o povo mexe;leva tempo, mas um dia mexe....se trabalharmos!

Sem comentários: