segunda-feira, 15 de junho de 2009

SÃO 200 MILHÕES NO TRABALHO INFANTIL!


A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que cerca de 200 milhões de crianças em todo o mundo são obrigadas a trabalhar diariamente.

O cenário em Portugal dá conta de quatro casos detectados até ao dia 8 de Junho, no entanto, o mundo do espectáculo é o que soma mais denúncias de diversas associações.No âmbito do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, que se assinalou sexta-feira, a OIT avançou com uma mensagem na qual fala de cerca de 200 milhões de rapazes e raparigas que, de alguma forma, são sujeitas a trabalhos diários em todo o mundo.

Em Portugal, os contornos de hoje são muito diferentes dos de há cerca de dez anos. Em 1998 foram detectados 191 e, em 1999, as autoridades encontraram 233 casos, segundo o inspector Paulo Morgado, citado pelo Público.

Desde então que o número de situações de trabalho infantil tem vindo a diminuir em Portugal. No entanto, em contrapartida, o fenómeno tem vindo a ganhar novos contornos, ou seja, conforme denunciam diversas associações, a questão do trabalho infantil centra-se agora mais no mundo do espectáculo.(notícia do dia)


Nota: Embora tenha diminuído, o trabalho infantil em Portugal continua a existir de forma clandestina, nas casas dos familiares!A ACT não pode intervir no domicílio!

Sem comentários: