terça-feira, 2 de junho de 2009

CONTRA O STRESS, PREVENIR, PREVENIR!


"É responsável? Tem espírito de ambição e orientação para os objectivos? É proactivo? Tem capacidade analítica e sentido crítico? Consegue trabalhar eficazmente sob 'stress'? Tem capacidade de comunicação e para trabalhar em equipa?

Se respondeu sim à maioria destas questões, saiba que é o candidato ideal para realizar um estágio na Vodafone. É o exemplo de João Silva, que está a estagiar na Direcção de Marketing Empresarial, no âmbito do Programa de Estágios Integrados, licenciado em Gestão pela Universidade Nova e com um mestrado em Gestão pela Universidade Católica, considera que a oportunidade de trabalhar numa empresa com "impacto no mercado nacional e internacional como a Vodafone é uma oportunidade curricular bastante vantajosa para quem aspira a uma carreira internacional".

Mas...sabe a empresa quais os custos de se trabalhar sob stress?Tem algum programa de prevenção do stress ou dá como adquirido que os candidatos devem trabalhar sob stress, sem qualquer defesa?E as doenças derivadas de se trabalhar em stress anos seguidos?

Mais de 22% dos trabalhadores da Europa queixam- se de trabalhar em stress (Agência Europeia para a Segurança e saúde no Trabalho) .Os estudos efectuados concluem claramente que o stress provoca desquilibrios psíquicos, ansiedade e depresssão para além de problemas cardíacos , gastro-intestinais e outros ainda mal estudados.
Sabe a empresa que os patrões europeus e os respectivos sindicatos assinaram um acordo quadro para prevenir o stress nas empresas?

Reagir "bem" ao stress nunca pode ser um item para definir o perfil de um candidato!Mesmo reagindo "bem" os custos são muito grandes para o trabalhador, para a sua família e para a empresa!

O stress deve ser prevenido na empresa no âmbito da promoção de políticas de saúde e segurança no trabalho!

Sem comentários: