segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

DOUTORAMENTO EM COIMBRA PARA DIRECTOR DA OIT

Universidade de Coimbra distingue Director-Geral da Organização Internacional do Trabalho com Doutoramento Honoris Causa


A cerimónia do Doutoramento Honoris Causa de Juan Somavia, pela Faculdade de Economia, teve lugar no dia 8 de Fevereiro, pelas 10h30, na Sala dos Grandes Actos da Universidade de Coimbra.
Sobre Juan Somavia, como esclarece a nota elaborada pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra “é hoje um dos mais respeitados líderes das Nações Unidas, tendo sido eleito Director-Geral da OIT, pelo Conselho de Administração em 23 de Março de 1998.

O seu mandato teve início em Março de 1999, tornando-se o primeiro representante do hemisfério sul a liderar a Organização. Em Março de 2003 foi reeleito para um segundo mandato de cinco anos.

Advogado de profissão, teve uma longa e distinta carreira pública nos planos nacional e internacional. A vasta experiência em diversos domínios da vida pública enquanto diplomata e académico e o envolvimento em organizações de desenvolvimento social, empresarial e da sociedade civil contribuíram para o seu empenhamento na defesa de um trabalho digno para mulheres e homens em todo o mundo.

Desde a sua tomada de posse, em 1999, Juan Somavia assumiu os desafios colocados pelas profundas transformações económicas, sociais e políticas que o mundo enfrenta na actualidade. Ainda em 1999, submeteu à Conferência Internacional do Trabalho a sua Agenda do Trabalho Digno, a qual foi adoptada pelo Conselho de Administração e pela Conferência Internacional do Trabalho.

As actividades da OIT reorganizaram-se em torno de quatro objectivos estratégicos – direitos e princípios fundamentais do trabalho, igualdade de oportunidades de emprego e de rendimento, protecção e segurança social, diálogo social e tripartismo –, tornando possível o estabelecimento de metas e indicadores mensuráveis dos progressos realizados nos domínios sociolaboral e da protecção social”.

Sem comentários: