domingo, 23 de novembro de 2008

O ROMENO!


Eu caminhava com um saco de compras na mão quando ele se abeirou de mim quase de surpresa! Mostrou-me a revista "CAIS" com um olhar indefinido e sem grande esperança.Era jovem e falava um português com um leve sotaque, a sua roupa estava pouco cuidada.Ao abrir a minha carteira para lhe comprar a revista perguntei-lhe se era brasileiro.Não, era romeno-respondeu-me afável e com alguma curiosidade no olhar.

Tenho a sensação de que ele agora está disponível para falar, para contar a sua vida a outro ser humano.Não consegues arranjar um trabalho? Ele responde de imediato que estava a trabalhar como jardineiro numa escola, em Lisboa mas que foi substituído por um português.Mostra-me o cartão de uma escola. Reparo nas suas mãos mal tratadas e para o maço de papéis que saíram do bolso com o cartão.Parece-se querer justificar-se por não ter trabalho e, pela primeira vez, o seu olhar não enfrenta o meu. Sinto-me também pouco confortável e assaltam-me à mente todas as histórias que contam dos romenos.Sinto como uma má disposição que começa não sei onde mas que me atinge a boca do estômago!É a náusea da impotência, de estar desarmado, de não ter caminhos. Mas é um ser humano, merda!Que importa que conte histórias? Tem trabalho? tem vida digna?

Sem qualquer convicção dou-lhe algumas dicas para procurar emprego, enquanto o convido para uma cerveja que me soube tão mal que não tenho memória de outra igual!.A crise do capitalismo está em marcha por todo o mundo, aqui e na Roménia...o problema é que não sabemos como vai acabar!O problema é que nos corroi a humanidade!
Despeço-me dele com um cumprimento e, enquanto me afasto,olho pela primeira vez para a capa do último número da CAIS-"desigualdades"- era o título!

1 comentário:

Diana disse...

Obrigada para não ter preconceitos!