segunda-feira, 19 de agosto de 2019

A GREVE QUE FOI FALADA DE NORTE A SUL


 
Após uma semana de greve os motoristas das matérias perigosas  decidiram em plenário desconvocar a mesma e retomar as negociações.Esta greve, que apenas envolveu umas centenas de trabalhadores, tornou-se num dos conflitos mais mediáticos e falados da nossa história democrática.
A trabalhar ou em férias os portugueses não ficaram indiferentes.Podemos e devemos retirar deste processo algumas reflexões que ajudem outros trabalhadores nas suas lutas.

Começo por dizer que relativamente a este conflito nunca acreditei nem acredito nas teses conspirativas com que algumas pessoas avançaram nas redes sociais e até em jornais.Vieram com os acontecimentos do Chile e da greve dos camionistas, com um email que circulou por aí falando em ataques á «geringonça», enfim, em manobras da extrema direita, etc.
Estas narrativas serviram para isolar a luta dos motoristas e de certo modo diabolizar o seu sindicato e em particular um dos assessores o Pardal Henriques, uma personagem ambígua de características mercenárias.Com que objectivos?

Todos os motoristas beneficiaram com esta greve

Uma primeira coisa a constatar é que ainda que não acabe já este conflito  podemos dizer que todo o sector beneficiou desta luta.O  Acordo que irá actualizar vários aspectos do contrato colectivo para o sector assinado pela FECTRANS em plena greve foi uma peça importante para  debilitar as reivindicações e a luta dos motoristas de matérias perigosas.A negociação foi sabiamente gerida e em tempo oportuno. Podemos dizer o mesmo relativamente ao acordo com o outro sindicato independente dos motoristas que se retirou da greve deixando ainda mais isolados os outros  grevistas das matérias perigosas.Quem poderá ficar com as mãos  quase vazias poderá ser o sindicato destes últimos.

Um conflito que mostrou como se trabalha em muitos sectores do privado

Este conflito teve também o mérito de chamar a atenção dos portugueses para os baixos salários destes trabalhadores, para a carga horária excessiva, para as condições deficientes de trabalho , nomeadamente de vigilância de saúde e segurança.A requisição civil apressada mostrou que se os motoristas apenas cumprissem os horários legais criariam e podem criar no futuro problemas sérios de abastecimento.Infelizmente a falta de experiência destes trabalhadores levou a que não fizessem mais publicidade das suas deficientes condições de trabalho explorando o potencial risco que encerra essa situação para as outras pessoas que circulam nas estradas portuguesas.
A maioria dos portugueses efectivamente não sabia da realidade de trabalho destes motoristas.Mas, mesmo aqui não faltou quem esgrimisse recibos de vencimentos para mostrar que estes trabalhadores ganham fortunas, explorando a inveja que, nestas ocasiões, invade o espírito de gente pobre que ganha o salário mínimo.

Os maiores erros dos grevistas

O sindicato dos motoristas de matérias perigosas cometeu alguns erros que contribuíram para  a actual situação.Um deles foi uma avaliação incorrecta da situação política e dos ensinamentos da greve da Páscoa.Fizeram uma avaliação optimista da greve da Páscoa e do poder que de repente viram nas suas mãos.Foram novamente para uma greve sem prepararem uma boa informação à população, sem aliados e entregando a estratégia de luta a uma pessoa que poderá ser um bom advogado de direito do trabalho mas não é um bom sindicalista.
Ao decretarem uma greve com dia de início e sem fim num sector tão estratégico, a poucas semanas de eleições, o sindicato jogou tão forte que motivou uma resposta igualmente forte do governo e dos patrões unidos, embora por motivos diferentes em liquidarem esta greve.Se estavam à espera do caos para obterem as suas reivindicações enganaram-se tragicamente.Tal situação maximalista tornava difícil eventuais recuos sem mostrar  fraquezas óbvias.

Serviços mínimos que abrem um precedente perigoso

Um conflito com tais consequências políticas iria ter uma resposta forte do governo como assim aconteceu.Tudo indica que o governo se preparou bem para esta greve lançando mão de todos os meios e estando aparentemente pouco empenhado em aproximar as partes em conflito como se a greve fosse uma fatalidade da qual até pudesse tirar proveito.Nesse quadro definiu serviços mínimos de tal magnitude que foram considerados de máximos e quase esvaziaram a greve.Não satisfeito ainda aplicou a requisição civil e as tropas onde julgou necessário.
Se uma greve não pode constranger a vida de turistas, nem as férias de portugueses, nem as colheitas na agricultura ,nem as exportações de carros ou outros bens com mais razão podemos dizer que não poderá afectar as escolas, os hospitais, cadeias,a recolha de impostos, os inspectores do estado, o lixo das cidades.Ou seja, o direito constitucional á greve existe apenas na Constituição mas no futuro qualquer governo de direita ou de esquerda acabará com uma greve através da definição máxima de serviços mínimos.

A esquerda, os sindicatos independentes e o futuro

Tenho lido algumas reflexões que vão no sentido de que a actual solução governativa sustentada pelos partidos de esquerda contribuiu para a emergência de novos sindicatos não alinhados com a UGT ou a CGTP.Mais do que a solução governativa dos últimos anos eu diria que é mais a prática sindical das últimas décadas das grandes confederações e o colete de forças imposto pelas regras da UE, pela precarização e desvalorização salarial.Com efeito, basta reflectir sobre o que se tem passado nos últimos anos ou décadas na Função Pública.Degradação das carreiras, perdas salariais enormes sem aumentos e progressões, perda de estatuto.Qual tem sido a resposta dos sindicatos da UGT e da CGTP?Greves de um dia que resultam em perda de salário, manifestações que quase se resumem a delegados e activistas, enfim um sindicalismo conformista que serve para deitar fora frustrações, gritar e agitar a bandeira do sindicato.Mas os resultados são confragedores em particular para as classes operárias e outros operacionais das autarquias, escolas e hospitais.Esta gente, que pouco mais ganha do que o salário mínimo há décadas,começa a pensar que se tivesse um sindicato próprio já teria avançado para lutas mais duras.São eles que, por exemplo, fecham as escolas e não são os professores!
É muito natural que no futuro tenhamos mais sindicatos independentes.Sindicatos que querem governar-se mas que também irão descobrir que sozinhos terão a vida difícil.Precisam de laços, de trocarem experiências, de aliados que não tenham a tentação do controlo.Pelo facto de não estarem alinhados com as confederações não devem ser suspeitos, nem isolados, nem humilhados!

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