sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

OS BEZERROS DE OURO DO SISTEMA ECONÓMICO

Segundo notícias vindas a lume nos diários de hoje a Autoeuropa de Palmela produziu no passado
ano 224 mil carros, um aumento de 103% em relação ao ano de 2017, ficando porém aquém dos objectivos traçados pela direção que seria de 240 mil carros.
Entretanto a empresa esteve parada vários dias na época de Natal sem quelquer crise.A crise apenas se colocou aquando da greve dos estivadores e na greve dos seus próprios funcionários.
As questões que se colocam podem ser muitas.Como podemos aceitar que se obriguem os trabalhadores a trabalhar aos sábados e domingos, com turnos intermináveis como  se o destino nacional dependesse desta fábrica?Mesmo sabendo que a fábrica representa 1% do PIB nacional!Que problemas levanta sob ponto de vista ambiental este tipo de produção constante de automóveis?
Apenas se pode explicar esta situação pelo facto de que a indústria automóvel se tornou num dos grandes bezerros do sistema capitalista; que a competição sem limites se tornou noutro bezerro adorado nete sistemas económico do máximo lucro sem olhar para os limites sociais e ambientais.
Conciliação da vida familiar e profissional?Um luxo!Descanso necessário para a manuetnção da saúde do trabalhador e recuperação de energias?Um luxo!Fazer uma greve de um dia no contexto reivindicativo da empresa?Uma heresia e irresponsabilidade enorme!
Produzir cada vez mais carros?Um objectivo da empresa e um objectivo nacional!Encostar os grevistas da estiva à parede porque não se escoam os ditos carros?Uma necessidade e um desígnio nacional!
Estamos numa época de inversão dos valores.A produtividade e a competitividade foram elevadas a deusas de uma religião consumista e destruidora da coesão social e comprometedora do futuro do laneta e da humanidade.O capitalismo tudo submete à sua ideologia produtivista e consumista.

Sem comentários: