sexta-feira, 19 de junho de 2015

ENCÍCLICA DO PAPA FAZ CRÍTICA RADICAL A ESTA ECONOMIA!

Com a sua  Encíclica, «Laudato Si», o Papa Francisco confirma o seu caminho de renovação da Igreja Católica e do pensamento cristão sobre o mundo! Sendo um texto longo não deixa de ser bonito, escrito de forma simples, com uma linguagem adequada e acessível a cristãos e não cristãos.
No centro da Encíclica está a preocupação com a degradação ecológica do nosso Planeta-casa de todos. Degradação ambiental, social e cultural afetando toda a humanidade, em particular os mais pobres e fracos. Neste documento o Papa faz uma crítica profunda ao capitalismo, sem nunca referir esta palavra uma única vez. É uma crítica radical ao modelo económico que reforça o poder de uma minoria e está a destruir o planeta sob ponto de vista social e ambiental. Um modelo que gera uma cultura do relativismo, sem ética e sem princípios. Um modelo que explora os recursos naturais até à exaustão e gera a cultura do desperdício, do descartável. Cultura do consumo exagerado de uma pequena porção da humanidade contra a miséria e pobreza da maioria.
Contrapondo a esta situação sem futuro para o Planeta e para o ser humano, Francisco lembra que o homem não é o centro de tudo num mundo fechado, apela à tradição cristã do bem comum e dos limites à propriedade, a uma espiritualidade com base na contenção, na paz e sobriedade.

Apenas um lamento. A questão do trabalho tem um lugar muito pobre nesta encíclica! Uma breve referência sem qualquer novidade. Espero que isto signifique que o Papa voltará ao tema do trabalho e das enormes  transformações  a que estamos a assistir e a sofrer!

Sem comentários: