terça-feira, 16 de junho de 2015

A PRECARIEDADE É UMA MALFEITORIA!


A sociedade portuguesa, e em particular o bloco de direita que este governo PSD/CDS representa, ao permitir que jovens trabalhadores se mantenham com sucessivos contratos a prazo, a falsos recibos verdes, como bolseiros e como CEI,s (contratos de inserção) cai numa absoluta malfeitoria social, económica e política! 
Só um empresariado mesquinho, de lucro imediato e caceteiro joga em relações laborais deste tipo! Só um capitalismo predador gerido por empresários e políticos oportunistas sustenta e aposta em relações laborais que consideram as pessoas descartáveis e objetos de mera exploração da «força de trabalho»
O sinal mais evidente deste cenário e desta aposta é sem dúvida a instalação em vários pontos do país dos call centers, a nova indústria portuguesa, onde milhares de jovens precários procuram ganhar a sobrevivência. Aí se submetem á tortura do trabalho por 500 ou 600 euros enquanto não encontram uma solução melhor, tantas vezes igualmente precária! Grandes empresas abrem call centers mas servem-se de empresas de trabalho temporário para recrutarem a rapaziada a explorar! Rapaziada que, por vezes, nem consegue perceber quem é o seu verdadeiro patrão! Condições ambientais e de segurança e saúde no trabalho deploráveis, nomeadamente quanto á qualidade do ar, higiene geral, carga física e mental, mau equipamento de trabalho!
Aliás, o sindicato dos trabalhadores dos Call Centers dinamizou recentemente uma petição para que a profissão venha a ser uma profissão de desgaste! Há fundamento real para esta petição! Ainda não sabemos quais vão ser as verdadeiras consequências deste novo trabalho que expõe o trabalhador a altos níveis de stresse e violência física e psíquica! É uma questão talvez semelhante á do amianto. Só passados muitos anos se verificou que algumas das suas poeiras são mortais! Existe, porém, um princípio fundamental de prevenção dos riscos que é a precaução!
Seria importante que a inspeção do trabalho (ACT) agarrasse esta questão nos próximos tempos! Seria necessário que efetuasse uma inspeção nacional e simultânea em vários locais do mesmo setor ou empresa para mostrar que isto não é a selva! Os sindicatos deveriam pedir essa inspeção á ACT! Existe algum impedimento a esta ação? Creio que nenhuma! Pelo contrário, ultimamente os call centers têm vindo a público pelas piores razões e tudo indica que se tornem um setor industrial em crescimento.

Sem comentários: