quarta-feira, 27 de maio de 2015

INQUÉRITO ÀS CONDIÇÔES DO TRABALHO-para quando?


A ideia de um inquérito às condições de trabalho em Portugal é uma ideia que foi morrendo nos últimos anos! De objetivo prioritário na Estratégia Nacional para a Segurança e Saúde no Trabalho passou a objetivo ignorado nos últimos tempos. Espera-se que seja ressuscitado na próxima Estratégia Nacional 2015-2020 que está a ser debatida com os patrões e sindicatos no âmbito da ACT.
Saber com maior profundidade e seriedade quais as condições de trabalho dos trabalhadores portugueses é fundamental para definir políticas no domínio da segurança e saúde no trabalho! Políticas que não sejam propostas soltas e unilaterais, consensos ocos, promessas não cumpridas! Políticas amplamente debatidas e que sejam assumidas por quem governa!
Mas será que as entidades oficiais, ou seja o Ministério da Solidariedade, os patrões e os sindicatos representados no aparelho do Estado, estão muito convencidos da bondade de um inquérito às condições de trabalho dos trabalhadores portugueses? Duvido!

E duvido porquê? Porque a força que têm vindo a fazer para que o mesmo se faça é diminuta e porque é um projeto do qual pouco ou nada beneficiam de imediato. Cada um pensa que sabe tudo das condições dos trabalhadores portugueses e, portanto, não é de facto pertinente! Preferem a situação de dizerem umas banalidades de seminário em seminário, aborrecendo os participantes com as suas lérias do costume! Do patronato não haverá muito a esperar! Dos sindicatos espero muito mais!

Sem comentários: