segunda-feira, 6 de maio de 2013

A GESTÃO PELO MEDO!

O governo Passos /Portas tem vindo a lançar mão do medo para aterrorizar os funcionários públicos para que estes não resistam às suas medidas de empobrecimento e destruição do Estado Social, privatizando nomeadamente os serviços lucrativos. A estratégia que já vem de longe, começou infelizmente com o governo Sócrates!

Os cidadãos em geral mal se aperceberam da questão quando no governo Sócrates mudaram o vínculo da maioria dos funcionários públicos. Uma minoria ficou em «nomeação» e não poderia ser despedida; os outros passaram a um contrato de Trabalhadores em Funções Públicas e deixaram de ser funcionários.Com esta mudança abriu-se a porta aos despedimentos e vulnerabilizou-se o estatuto do pessoal do Estado! Se já era difícil a um técnico do Estado fazer uma barreira á corrução de dirigentes políticos sem escrúpulos, mais difícil se tornou essa tarefa!

Agora a situação piorou drasticamente! Passos e Gaspar aproveitaram a deixa e voltam a «bater» nos trabalhadores da Função Pública mudando o regime de horário, forçando a Constituição portuguesa que impede os despedimentos, obrigando-os a trabalharem mais horas e mais anos por menos dinheiro e a mudarem o estatuto de aposentação acordado no passado, bem como o seu já débil sistema de saúde!

A comunicação social e alguns comentaristas ampliam o medo através dos seus mais que interesseiros comentários e análises. Há que cortar nas despesas do Estado e ponto final!

O programa para a chamada reforma do Estado é um conjunto de ideias e medidas avulsas com uma única lógica: poupar dinheiro, custe o que custar! Um programa de terror que não foi sufragado e contém em si uma dinâmica autoritária! Um programa aceite pelas instituições comunitárias, verdade se diga , e que este governo aplica como interprete dos interesses financeiros subjacentes. Este programa e este governo merecem todo o nosso repúdio. Não apenas dos trabalhadores do Estado e seus familiares, mas de todos os portugueses. Este programa não é uma reforma do Estado, de um Estado de Direito e democrático. Temos o direito de resistir e de enterrar este governo .

Sem comentários: