quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A CES FAZ 40 ANOS!

A Confederação Europeia de Sindicatos (CES) comemorou há pouco em Madrid os seus 40 anos de existência! Uns meses mais velha que a nossa Revolução de Abril! A CES ainda não é uma verdadeira Central Sindical, mas apenas uma plataforma de coordenação sindical que tem como objetivo principal o diálogo social com as instituições da EU e com o patronato europeu.

Uma instituição que tinha um importante protagonismo ao ser ouvida atentamente pela Comissão e tida em conta pelos patrões nos tempos de Delors. Nesses tempos ainda não tinha caído o «Muro de Berlim» nem se dissolvido a URSS.O capitalismo procurava manter um «rosto humano» na Europa e não tinha ainda cavalgado a euforia neoliberal atual.

Hoje os tempos são outros e o capitalismo atual, globalizado e financeiro, assemelha-se ao capitalismo do século XIX na sua dureza e selvajaria com a agravante de ter ao seu dispor muitos mais instrumentos de opressão e dominação para alcançar os seus objetivos de acumulação da riqueza nas mãos de alguns!

Nesta nova situação ou etapa do capital o trabalho é, mais do que nunca, uma mercadoria e cada vez é mais dispensável e os trabalhadores lixo que importa varrer para não impedirem com a rapidez necessária os fabulosos lucros de alguns!

Nesta nova situação as organizações de trabalhadores terão que dar o salto qualitativo necessário a uma resistência eficaz e a uma mudança de relações de força entre capital e trabalho. Esse salto será transformar a CES numa verdadeira central sindical, coordenadora das lutas que se avizinham cada vez mais duras! Uma central capaz de mobilizar com alianças sociais cada vez mais amplas e profundas para enfrentar esta nova fase do capitalismo selvagem. Não podemos ter ilusões, nada será como dantes!







Sem comentários: