quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

BASTA! O eclipse da Inspeção do Trabalho!?

Ontem morreram mais cinco operários em Setúbal! Ainda vamos no início do ano e já temos dois grandes acidentes em obras. Um acidente grave em Riba Tua que matou três trabalhadores e agora em Setúbal! Mas morreram mais! Quase todos os dias temos acidentes mortais de trabalho!


Esta situação está naturalmente ligada á crise económica e social. As empresas acentuaram a sua negligência no domínio da segurança e saúde no trabalho! Por um lado querem poupar recursos e, por outro, sentem que existe um clima de complacência para com elas em nome da crise!

A Organização Internacional do Trabalho já em 2009 tinha chamado a atenção para esta realidade. Na opinião dos peritos daquela Organização era previsível um menor investimento das empresas em segurança e saúde no trabalho. Assim acontece e esta situação poder-se-á agravar se não forem tomadas medidas especiais.

Uma das medidas é uma inspeção do trabalho mais vigilante e atuante, com planos específicos para o setor da construção. Mas este governo não parece interessado numa inspeção do trabalho ativa e quer deixar em paz as empresas! A vida humana é de menor valia, está submetida aos interesses da competitividade!

Perante este quadro o Movimento Sindical deve reagir com urgência! Deve tomar uma posição na Concertação Social e no Conselho Consultivo da Autoridade para as Condições do Trabalho! Os sindicatos devem dizer: BASTA!

Sem comentários: