segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

EM REGIME DE LAY-OFF-a caminho do desemprego!

A Investvar, a maior fabricante portuguesa de calçado, que utiliza a marca Aerosoles e que se encontra em processo de recuperação, coloca hoje em 'lay-off' 420 dos seus 650 trabalhadores, apurou o Diário Económico."
No total serão 420 os trabalhadores que ficam sujeitos ao regime de 'lay-off'", disse ao Diário Económico Fernanda Moreira, do sindicato de calçado de Aveiro, após uma reunião com a nova administração da Investvar, que teve lugar na passada quinta-feira.

Nos termos da lei, o regime de 'lay-off' consiste na suspensão permanente ou temporária de um determinado número de trabalhadores. Durante o período de 'lay-off', as empresas assumem o pagamento de 70% dos ordenados dos trabalhadores afectados, com a segurança social a assumir os restantes 30%."Só ficou pendente a decisão de 'lay-off' em relação a uma das empresas do grupo, a Aeroshoes. Mas no total serão 420 os trabalhadores que entram em 'lay-off total", acrescentou a mesma responsável.

O facto de a empresa ter suspendido a produção há já dois meses ajudou a que os trabalhadores da empresa encarassem a decisão com naturalidade. "Os trabalhadores encararam bem o processo de 'lay-off', uma vez que já estavam à espera", explicou."A administração diz que poderá começar a chamar alguns dos trabalhadores no final de Janeiro ou no início de Fevereiro. Em causa estão algumas decisões que a administração terá que tomar. Uma das quais tem a ver com a marca", disse ainda.

O recurso ao 'lay-off' é um dos instrumentos previstos no plano de recuperação posto em prática pela nova gestão da Investvar. A empresa é agora controlada pelo Fundo de Recuperação de Empresas, detido pelos principais bancos portugueses e pelo Tesouro.(notícia do dia)

Sem comentários: