quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

PACTO PARA O EMPREGO?


A ideia do PS, e agora do actual Governo, inspirou-se no Pacto para o Emprego da OIT.Será necessário conter a onda mundial de desemprego avassalador e da destruição de postos de trabalho.Como?Através de um conjunto de medidas aceites pelos Parceiros Sociais.A ideia terá alguma hipótese de passar para além do marketing político?No caso concreto português não vejo como, para falar com sinceridade!
Por um lado os Parceiros (sindicatos e patrões) não valorizam do mesmo modo a questão do emprego e, por outro, o Governo tem pouca margem de manobra, principalmente quando não quer, ou não pode, ser o grande empregador!
A manutenção e crescimento do emprego depende muito mais do investimento público e privado do que das boas intenções dos parceiros e do governo.Ora, sabemos bem que, nos próximos tempos, não vamos ter investimento público nem privado!Não teremos investimento público significativo porque há pouco dinheiro e a dívida é grande!E Bruxelas e o FMI já avisaram, claro!Não vamos ter investimento privado porque os investidores,os detentores do capital preferem coloca-lo nos off-shores do que estar a ter dores de cabeça para criar emprego!Veja-se ainda na semana passada a notícia de que estariam a sair do país mais de 16 mil milhões de euros para o estrangeiro.
Enquanto o capital circular livremente, nomeadamente para paraísos fiscais , a boas taxas e sem regulação eficaz não poderemos resolver muitos dos problemas.
Perante este quadro valerá a pena passar o tempo a debater um Pacto sem pernas para andar, pouco desejado pelos patrões e olhado com cepticismo pelos sindicatos?
A Ministra do Trabalho, por muita boa vontade que tenha e grande perícia no diálogo social ,não poderá fazer milagres!Como sindicalista que foi sabe bem que a condicionar o diálogo está sempre a relação de forças....e esta está muito desequilibrada a desfavor dos trabalhadores e do emprego!
Mais importante seria relançar o debate sobre a sustentaibilidade finaceira da segurança social para garantir que com trabalho ou sem trabalho todos temos direito a uma vida digna!Hoje há empresas que dispensam trabalhadores e ao fazer tal coisa até se valorizam na bolsa!!É assim o sistema...a pessoa é mais um factor de produção!

Sem comentários: