sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

DESMASCARAR A IDEOLOGIA DA EXPLORAÇÃO!

Enquanto dezenas de comentadores gritam em todos os órgãos de comunicação que o processo
reivindicativo dos trabalhadores da Autoeuropa pode ser um desastre para o País e para os próprios trabalhadores mostrando quase de forma unânime que estão do lado da empresa neste processo, ninguem lamenta, ou poucos o fazem,o processo de resstruturação anunciado pela administração dos CTT e confirmado pelo seu principal acionista, Manuel Champalimaud.Pelos vistos aqui existe paz social! a da precariedade e do assédio moral!
No que eles chamam de plano de rentabilidade está prevista uma enorme redução de pessoal, bem como de congelamento de salários e ainda de fecho de balcões.Em nome de quê? De uma maior rantabilidade do capital dos acionistas.O deus sagrado do mercado parece ter reagido muito bem ao anuncio de tal plano fazendo subir as ações da empresa.Os títulos subiram quase 5% e quem detém ações esfrega as mãos de contente sem mexer uma palha!
Agoram digam lá, meus senhores, se isto não é revoltante e uma desgraça para os trabalhadores dos CTT e para os portugueses que precisam de serviços postais e que vão ficar sem balcão.Por certo que alguns dos trabalhadores efetivos vão depois ser substituídos por trabalhadores precários, alguns imigrantes e com medo de fazerem uma greve.Ainda hoje uma moça dos CTT,distribuidora postal, com sotaque brasileiro, queria saber onde ficava uma determinada rua que ela óbviamente não conhecia! Claramente era uma novata. Ora, então a empresa pensa despedir e está admitindo?
Qual é a estratégia da gestão?Restruturar a empresa e dar-lhe uma nova mentalidade, ou seja, uma nova cultura, dizem ,uma cultura privada!Os acionistas e gestores têm uma especie de cultura messiânica quando adquirem empresas estatais.Não gostam dos trabalhadores com vínculo estável, sindicalizados e que falam em direitos!Querem trabalhadores submissos, que comunguem com eles da mesma hostilidade ao sindicato e que estejam a horas para entrar ao trabalho mas não falem em sair antes do chefe ordenar!
Meus senhores, isto não é ideologia?Isto não é a ideologia da exploração e da ausência de qualquer responsabilidade social de uma empresa?Argumentam  alguns: é que se eles não fazem esta resstruturação a empresa pode ir para o descalabro.Porquê?Enquanto empresa pública os CTT deram muitos lucros e prestaram um serviço público dos melhores da Europa!
Existe efetivamente um conjunto de capitalistas que ganham bom dinheiro com este serviço, que também já é hoje um banco.E há muita gente da política que investe nestas empresas, como investe na EDP na PT etc etc.Como investem nas empresas de trabalho temporário essas fornecedoras de trabalho humano barato e precário!A ideologia da exploração toma hoje diversas formas e tem várias linguagens!Mas todas escondem o roubo do emprego, a manipulação ao serviço do dinheiro!

Sem comentários: