sexta-feira, 21 de abril de 2017

ABRIL DE NOVO!

Ao deambular numa rua de Lisboa deparei com um edifício que tinha afixado na parede uma placa dizendo o seguinte «obra construída pela Ditadura Nacional-ano de 1928».Fiquei pensativo, e como sou adepto da leitura histórica, recordei o contexto social e político daquela época. Antes de mais a constatação do que afirmam alguns historiadores de que a Ditadura teve apoio popular nos primeiros anos e não apenas das classes dominantes agrárias e industriais! De facto, para se colocar uma orgulhosa placa deste género numa rua de Lisboa naquela altura é sinal indicador do clima que se vivia!
Mas não nos enganemos! Em 1928, passados dois anos do golpe militar, a ditadura já era odiada pela classe trabalhadora organizada, pese algumas ambiguidades no início e subsequentes fragilidades e divisões do Movimento Operário! Aliás, foram essas divisões no movimento sindical, nomeadamente entre anarquistas e comunistas, que contribuíram para que a ditadura não fosse devidamente combatida apesar dos estragos que fazia com prisões, deportações e encerramento de sedes sindicais!
Em 1928 já tinham passado mais de 10 anos sobre a Revolução Russa, um dos maiores acontecimentos do século XX e prelúdio de grandes transformações em todos os continentes. O que então se passava na Rússia bolchevique já dividia profundamente o Movimento Operário português e internacional. Os anarquistas, por exemplo, já poucas ilusões tinham sobre a chamada ditadura do proletariado. O debate foi intenso nas páginas do jornal operário «A Batalha». Lamentavelmente estas questões não são abordadas nas escolas portuguesas. E seria tão importante para que não se repitam erros tão terríveis como os de outrora!

Sem comentários: