sexta-feira, 16 de novembro de 2012

PARA ALÉM DA GREVE GERAL!

Esta greve geral merece ser refletida a vários níveis. Em primeiro lugar foi um ato de grande coragem! Compreendo os companheiros que não fizeram greve no setor privado por medo de ficar sem emprego! Compreendo menos, embora respeite, os trabalhadores do setor público que não fizeram greve. Dinheiro e falta dele? É um problema transversal, de toda a gente que trabalha e não tem aumentos e a alguns até lhe cortam o salário. Não se acredita nos efeitos da greve? Não são imediatos e na Função Pública são mais políticos e psicológicos!

Em segundo lugar esta greve ocorreu numa primeira grande articulação das organizações sindicais europeias anunciando futuras lutas concertadas e vitoriosas! Está em causa a Europa e o seu projeto democrático e social! A nossa luta é justa e necessária!O movimento sindical europeu ou ganha esta batalha ou passará por uma grande crise!

Em terceiro lugar os confrontos na Assembleia da República não devem ser desvalorizados porque para muita gente menos informada estes confrontos ficam ligados a «Greve Geral» e a «CGTP». Como é óbvio esta visão e os respetivos efeitos políticos e psicológicos não interessam nada ao sindicalismo nem á democracia. Para muitos cidadãos que viram televisão naquela noite o País estava a arder e imaginaram o caos! Daí que seja importante definir o que são verdadeiros aliados nas lutas sociais e os que apenas querem o confronto com a polícia para as televisões ampliarem e até ligarem á ideia de greve geral!

Os movimentos sociais, tal como sindicalismo, têm objetivos e estratégias de transformação das relações sociais, culturais e políticas do capitalismo que, em muitos aspetos, nos explora em conivência com o Estado. O confronto com a polícia não é o objetivo! Pode acontecer pelo facto de esta nos impedir ou agredir no exercício dos nossos direitos. Os meios para exercer a violência que o estado possui não podem ser usados sobre os cidadãos manifestantes, salvo se estão em causa os direitos á integridade física e psíquica de outros cidadãos, dos seus bens e dos bens públicos.

Finalmente saliento que a CGTP está a dar prioridade á luta de rua marcando manifestações sucessivas! Esta estratégia também tem os seus riscos! Desgaste dos quadros e descuido da organização sindical nos locais de trabalho! Levada ao extremo transformaria a Central Sindical numa espécie de tropa de choque para derrubar o governo! A médio prazo teríamos um movimento sindical agónico e ainda mais em crise! Entendo que a conjuntura é propícia do «agora ou nunca» perante o pior governo de sempre! Mas o equilíbrio mesmo neste momento é fundamental!

2 comentários:

Unknown disse...

Gosto. É uma análise "independente" feita por quem conhece o sindicalismo e se interessa pela luta dos trabalhadores.
Mas, Caro Brandão Guedes, nem todos os movimentos sociais tal como o movimento sindical têm como objectivo estratégico a transformação das relações sociais,culturais e politicas do capitalismo (infelizmente). Alguns (incluindo sindicatos) têm mesmo como objectivo estratégico preservar tais relações de exploração.
De facto,priorizar as manifestações em prejuízo da acção nos locais de trabalho seria um erro com custos graves. Mas talvez essa apreciação não seja justa para a CGTP-IN. Porque as lutas gerais e específicas têm muito a ver com os problemas e as reivindicações a que é necessário responder, e com as condições que há para serem empreendidas em cada conjuntura. E também é verdade que há ou pode haver uma interacção entre as acções nos locais de trabalho e as acções de rua. Por exemplo, a Greve Geral de 14 de Nov. teve de longe maior dimensão e impacto politico (embora não tanta visibilidade mediática)para não falar do impacto económico geral e em cada local onde houve grevistas, do que as as manifestações no mesmo dia, simples epifenómenos da luta mais profunda, a GG.
Apesar dos prejuízos causados pelos provocadores infiltrados nas Manifs, há outro factor muito mais perturbador e prejudicial à luta sindical e dos trabalhadores que não pode ser esquecido nem escamoteado. O Papel ignóbil da UGT, em particular do seu Sec. Geral.

A.Brandão Guedes disse...

Certo, caro Américo,a minha análise é comprometida mas procurando ser crítica.Um enfoque tem sempre uma carga subjetiva...por isso é que importa a análise de grupo, coletiva!