quarta-feira, 2 de maio de 2012

ENVELHECER NO TRABALHO?

«Os problemas de saúde de longo prazo e as doenças crónicas aumentam com a idade. Por conseguinte,cerca de 30% dos homens e das mulheres no grupo etário dos 50-64 anos necessitam urgentemente de adaptações no local de trabalho, devido aos seus problemas de saúde e a fim de prevenir os riscos de reforma antecipada e de incapacidade de trabalho.

 Os principais problemas de saúde consistem em perturbações músculo-esqueléticas e perturbações do foro mental. Atualmente, a depressão constitui também um dos motivos mais comuns para a incapacidade de trabalho e a reforma antecipada. O decréscimo da capacidade física para o trabalho à medida que se envelhece é nítido: a capacidade cardiorrespiratória e a força muscular diminuem cerca de 1-2% por ano a partir dos 30 anos de idade. A redução da capacidade física constitui um problema, sobretudo nas profissões com uma elevada carga.» diz documento da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho.

A percentagem de trabalhadores mais velhos na União Europeia aumentará nas próximas décadas.- Diz o documento-As tendências entre a população ativa da UE-27 apontam para um crescimento de cerca de 16,2% (9,9 milhões) do grupo etário dos 55-64 anos entre 2010 e 2030. Todos os outros grupos etários evidenciam uma tendência decrescente, de 5,4% (grupo de 40-54 anos de idade) a 14,9% (grupo de 25-39 anos de idade). Esta acentuada mudança demográfica deve-se ao aumento da esperança de vida e à diminuição das taxas de fertilidade.

 Uma das suas consequências será que a força de trabalho na Europa atingirá níveis etários nunca antes registados. Em numerosos países, os trabalhadores mais velhos representarão 30% ou mais da população ativa.Na UE-27, as taxas de emprego dos trabalhadores mais velhos (55-64 anos de idade) são atualmente inferiores a 50%. A nível mundial, apenas 15 países registam uma taxa de emprego de trabalhadores mais velhos superior a 50%. Mais de metade dos trabalhadores mais velhos suspendem a sua atividade profissional antes da idade de reforma obrigatória, por uma diversidade de razões. Impõem-se, pois, com caráter de urgência, melhores e mais longas carreiras profissionais para financiar e apoiar a vida mais longa dos cidadãos europeus.

O Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Gerações 2012 visa promover a qualidade de vida e o bem-estar da população europeia, sobretudo das pessoas mais velhas, e incentivar a solidariedade entre as gerações. Uma boa vida profissional é uma plataforma importante para promover o envelhecimento ativo. Por conseguinte, a saúde e a segurança no trabalho desempenham um papel crucial, contribuindo para o envelhecimento ativo através de uma vida profissional melhor e mais longa. O emprego de qualidade também promove a cooperação entre as gerações jovens, as de meia idade e as mais velhas.

Mais um texto com boas (?) intenções!Numa altura em que as diretrizes da UE são claras no sentido da sobreexploração e da redução dos custos do trabalho,continua o discurso bondoso enquanto se pratica a maldade!

Sem comentários: