quarta-feira, 18 de abril de 2012

NO 25 DE ABRIL: o sonho!

Há tempos tive um sonho que me incomodou muito, pese a pouca importância que normalmente dou aos sonhos, a maioria dos quais como acontece com toda a gente, nem me lembro no dia seguinte. Todavia, este ficou até ao meu levantar para o trabalho e não gostei nada!


Sonhei que um governo sem rosto queria suprimir o feriado do 25 de Abril. As razões apresentadas eram as de sempre: pouca gente comemorava a efeméride, era uma data histórica mas longínqua no tempo, o país precisava de mais trabalho, enfim, as novas gerações tinham outros eventos mais recentes para comemorar. Sei que me esforçava todo para contrariar os argumentos apresentados, chegando a arfar e mexer-me violentamente na cama, falando palavras impercetíveis segundo me disseram mais tarde!

É óbvio que este sonho premonitório tem a ver com a nossa atual realidade política, nomeadamente com os cortes de feriados e com a banalização e ritualização da maioria, se não de todas, as comemorações!

As classes e grupos dominantes, para melhor atingirem os seus objetivos, procuram varrer da memória ou recuperar todos os acontecimentos carregados de subversão e rebeldia dos dominados! Com um discurso aparentemente do bom senso, do lugar- comum, procuram retirar sentido ao que o povo em tempos deu sentido!

Todavia, os próprios adeptos de uma comemoração, neste caso do 25 de Abril, podem contribuir para o esvaziamento dessa mesma comemoração. Em primeiro lugar pela ritualização do acontecimento. Um ritual que é muitas vezes o centro das comemorações.

A esquerda teima em ritualizar as comemorações do 25 de Abril mas tarda em retomar o processo da liberdade que em vários aspetos está em perigo e em retrocesso! As condições em que vive hoje o país, devidas aos compromissos internacionais e a uma maioria política de direita quase radical, são de degradação das liberdades e direitos económicos e sociais. Para a esquerda os direitos económicos e sociais são parte constituinte da liberdade. Ora estes direitos estão a ser liquidados!

Neste quadro uma verdadeira comemoração de ABRIL é desenvolver um processo que altere a relação de forças, através de um compromisso social e político que permita um outro caminho para o País. O caminho da dignidade, sem dúvida, mas também do crescimento, do combate á pobreza e ás desigualdades. Sem este caminho a comemoração de Abril é puro ritual de velhos que comemoram apenas os sonhos passados!
Compete aos partidos políticos avançarem com este processo.Neste regime são os partidos os constituintes de alternativas de poder.Que andam a fazer?



Sem comentários: