sexta-feira, 23 de março de 2012

AMIANTO: um guia prático!

Os riscos das poeiras do amianto são de quando em quando falados no nosso País!Na comunicação social apenas, porque de resto pouco se fala e, mais importante, não se trata do problema de forma séria!Estamos a falar de assuntos muito pertinentes para a saúde dos trabalhadores e outros cidadãos que estejam expostos a eventuais poeiras mortais a longo prazo!

Amianto está no telhado de 600 mil edifícios.Há em Portugal cerca de 600 mil edifícios com coberturas de telhas de fibra de cimento, material que contém na sua composição entre dez a 15 por cento de amianto, um mineral cancerígeno totalmente proibido desde o ano passado, divulgou em tempos Maria do Carmo Proença, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Em Abril de 2003 foi publicada a Resolução da Assembleia da República nº24/2003 que recomendava ao governo um conjunto de inciativas, nomeadamente á inventariação no prazo de um ano de todos os edifícios públicos que contenham na sua construção amianto.Até agora não se conhece qualquer inventário sobre esta matéria!


Para apoiar a prevenção da expsoição ao amianto salientamos hoje um guia prático publicado em tempos pelo Comité dos Inspetores do trabalho europeus e que a ACT colocou acessível no seu site.VER


2 comentários:

Apurando Notícias e Comentários disse...

Informações Muito Importantes. Não vale a pena correr riscos desnecessários...só temos uma vida. Para os interessados na compra de Equipamento para Descontaminação de Amianto a Pressões Negativas, em Pessoas que Trabalham na Remoção de Amianto : http://camaras-descontaminacao-amianto.blogspot.pt/ ou http://reboques-descontaminacao-amianto.blogspot.pt/ ou http://www.joao-gravito.pt
USE EQUIPAMENTO ADEQUADO!
NÃO CORRA RISCOS DESNECESSÁRIOS!
Amianto - Riscos para a Saúde
A inalação das mais finas fibras de amianto, não visíveis à vista desarmada, poderá provocar graves doenças nos seres humanos. Poderão ser contraídos carcinomas dos brônquios, mesoteliomas ou cancro de pulmão, doenças cancerígenas incuráveis. O risco aumenta com o grau de exposição, portanto, em função da carga média a longo prazo e da respetiva duração de atuação.
Mesmo em curtos espaços de tempo, as cargas máximas podem exercer uma influência negativa considerável para o resto da sua vida.
Decreto-Lei n.º 266/2007, D.R. n.º 141, Série I de 2007-07-24
Transpõe para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2003/18/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Março, que altera a Diretiva n.º 83/477/CEE, do Conselho, de 19 de Setembro, relativa à proteção sanitária dos trabalhadores contra os riscos de exposição ao amianto durante o trabalho.

Apurando Notícias e Comentários disse...

Foi publicado em Diário da República a 9 de Fevereiro de 2011, a Lei n.º 2/2011, que estabelece os procedimentos e objetivos com vista à remoção de produtos que contêm fibras de amianto ainda presentes em edifícios, instalações e equipamentos públicos.
Entre as novidades introduzidas pela publicação deste novo diploma, destacam-se as seguintes:

• O Governo dispõe de um ano a contar da entrada em vigor da presente lei, para proceder ao levantamento de todos os edifícios, instalações e equipamentos públicos que contêm amianto na sua construção;

• Findo este levantamento, resultará uma listagem de edifícios públicos que contêm amianto, a qual será tornada publica, designadamente através do portal do Governo na Internet;

• A remoção das fibras de amianto deve ser executada apenas por empresas devidamente equipadas, licenciadas e autorizadas a desenvolver estas atividades. http://camaras-descontaminacao-amianto.blogspot.pt/
Lei n.º2/2011, de 9 de Fevereiro - Remoção de amianto em edifícios, instalações e equipamentos públicos.

A nossa empresa Vende: Cabines/Câmaras Fixas e Rebocáveis para Descontaminação de Amianto a Pressões Negativas em Pessoas que Trabalhem na Remoção de Amianto.

Equipe-se com Equipamentos Certificados e Homologados para os devidos efeitos. Caso contrário não lhe será autorizada a realização de obras que tenham a ver com a remoção de amianto.

As nossas Cabines/Câmaras Fixas, para Descontaminação de Amianto, cumpre com o DL N.- 320/2001 de 12 de Dezembro, com o DL N.- 50/2005 de 25 de Fevereiro e com a TRGS 519 referente a trabalhos de demolição, reconstrução ou manutenção onde se encontre amianto ou produtos que contenham amianto.
Este equipamento dispõe de Sistema de gravação de dados por meio de um dispositivo USB (Data Logger).

Quando da entrega da cabine de descontaminação será dada formação para a utilização da mesma sem qualquer custo adicional.

Quando da entrega da cabine de descontaminação será dada formação para a interpretação e utilização da parte de instrumentação da mesma também sem qualquer custo adicional.

Melhores Cumprimentos, Saludos cordiales / Best regards / Sincères salutations / 致此敬意 / Cordiali Saluti / خالص التحيات
Atentamente
A Gerência | Direção Comercial
João Gravito - 00 351 91 2149564
PORTUGAL - www.joao-gravito.pt