quarta-feira, 29 de junho de 2011

A ILUSÃO LIBERAL E TECNOCRATA!


O Programa do novo governo confirma aquilo que já se vislumbrava com a constituição do mesmo!A ilusão liberal e tecnocrata!A ilusão de que com um «choque liberal» e muita competência curricular temos a salvação!A prática e o dia a dia vão ser a verdadeira prova dos nove!

Todo o texto do programa visa fundamentalmente cumprir o memorando da troika , continuar e aprofundar o desmantelamento do Estado social, embaratecer os custos do trabalho diminuindo em particular os rendimentos de quem trabalha . Apoiar através de vários mecanismos a transferência de capital das classes médias e trabalhadoras para os grupos privilegiados empresariais e investidores nacionais e internacionais!O resto é ideologia ou seja um conjunto de ideias, preconceitos, mundovidências e teorias que devem justificar esses objectivos!

Para se conseguirem estes objectivos estamos a viver um período de uma democracia aprisionada e submetidos a um plano extremamente duro de austeridade que vai empobrecer a maioria do povo português!

Num rebate de má consciencia o programa do governo prevê então um Plano de emergência social, ainda apenas esboçado, mas onde dá para se perceber que será um esquema discriminatório dos mais pobres que são á partida considerados malandros e preguiçosos!

Neste Plano a economia social está concebida da forma mais arcaica possível ,pois apenas são faladas as misericórdias e as IPSS!As cooperativas e o nosso movimento cooperativo, associações de desenvolvimento local, fundações e ongs não são uma única vez sequer faladas!Ou seja para o PSD/CDS no movimento social em Portugal apenas existem as organizações que lhes são afectas politicamente!

O Progama é assim um texto longo, sem metas mensuráveis, por vezes incoerente, e muito pobre sob ponto de vista político e ideológico!O verdadeiro programa é o memorando da troika!

Sem comentários: