segunda-feira, 17 de agosto de 2015

TRABALHO NÃO DECLARADO NA RESTAURAÇÂO!

Inspetores do trabalho da Unidade Local do Litoral e Baixo Alentejo da ACT realizaram nos passados dias 12, 13 e 14 de agosto, na cidade de Beja, uma ação no setor da restauração, tendo como principal objetivo a deteção e combate ao trabalho não declarado no quadro da época turística.
A iniciativa, que abrangeu 10 estabelecimentos da cidade de Beja, permitiu identificar um total de 43 trabalhadores, sendo que 18 não estavam declarados à Segurança Social e estando um deles, inclusive, a receber subsídio de desemprego.Quase metade destes trabalhadores estavam assim na ilegalidade, trabalhando sem direitos reconhecidos na prática
A equipa da ACT teve ainda a oportunidade de detetar várias infrações tendo aplicado 39 autos de notícia e apresentado 1 notificação para tomada de medidas, bem como 1 participação à Segurança Social e 1 participação ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Os inspetores do trabalho irão agora proceder à análise documental entretanto solicitada aos estabelecimentos para verificação de outras eventuais irregularidades, acompanhando como é habitual a situação dentro dos prazos legalmente estabelecidos.
No verão o trabalho clandestino aumenta consideravelmente em particular nos setores da hotelaria e restauração, turismo e espetáculos!
Durante os meses de julho e agosto a ACT tem encontrado dezenas de trabalhadores clandestinos na restauração de apoio às praias e nos festivais.

Sem comentários: