sexta-feira, 28 de agosto de 2015

AS LAMÚRIAS NO TRABALHO!

Na tradição ocidental, e também noutras regiões do globo, o trabalhador não deve lamentar-se das agruras do trabalho, em particular se for homem! Aquele que se lamenta constantemente da dureza do trabalho ou das doenças que o mesmo lhe provoca, enfim, do sofrimento a que está sujeito, é olhado como um fraco, uma pessoa que não se adaptou ao ambiente.
A esta tradição, e no contexto da crise a que fomos sujeitos, juntou-se recentemente o medo de ficar sem emprego se um trabalhador falar mal do seu trabalho ou empresa, se mostrar sinais de fraqueza, enfim, de não adaptação! Daí o silencio sobre o seu emprego praticado por uma grande percentagem de trabalhadores num contexto de intensificação do trabalho, redução de pessoal e de flexibilidade forçada! Daí a situação paradoxal de, por um lado, se fazerem inquéritos onde se revela uma alta satisfação no trabalho, e, por outro, ao nível de conversas pessoais, ouvimos muita gente a suspirar pela reforma, lamentando-se do ambiente no seu trabalho!

Um mal estar no trabalho

Como sintomas de que existe um mal -estar no trabalho no ocidente, provocado em grande medida, pelas formas de gestão capitalista, temos o alto consumo de anti depressivos e de drogas, a procura dos psiquiatras, as taxas de doenças mentais, o assédio moral e bournout em crescendo!Um em cada português tem problemas psicológicos de alguma gravidade. O silêncio sobre o que se passa no nosso trabalho não é um bom conselheiro! Acrescenta mais medo ao medo, mais angustia à angústia! É fundamental termos locais para falar do nosso trabalho! Não digo para o fazer no facebook! É arriscado! Todavia, há que criar espaços de liberdade onde se abordem as questões laborais, não apenas numa ótica reivindicativa coletiva mas também numa perspetiva de autonomia e saúde pessoal. O trabalhador é uma pessoa total e não divisível!
As mudanças na organização e gestão do trabalho introduzidas pela economia capitalista foram debilitando os coletivos de trabalhadores. Estes ficaram cada vez mais isolados, fragmentados e em concorrência com os seus colegas de trabalho! Nas grandes cidades as pessoas ficaram isoladas no trabalho e nos locais onde residem! As alternativas são os grupos de amigos para uma escapadinha, as redes sociais e a TV.
Mas nada disto compensa uma vida profissional pouco gratificante ou até em sofrimento! A saída é reconstituirmos os coletivos no trabalho, organizarmos a resistência, defendermos a nossa saúde física e mental, lutar pela cooperação e solidariedade! É uma missão de todos, um objetivo das organizações de trabalhadores!



Sem comentários: